segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Produção x clima e nós......


O assunto é muito extenso, as fontes para pesquisa são inúmeras, e as opiniões dos redatores abrangentes e intensas, ás vezes discordantes, mais resolvi assim mesmo colocar aqui meu ponto de vista.
Depois de algumas reportagens sobre COP-15 ( Copenhagem e a reunião mundial do clima- 7 a 18/12/2009), índices de perdas de 60 a 70% da área agricultável - PE E PB, e 80% CE), redução de gases do efeito estufa, emissões de carbono na atmosfera, desperdício de água e tantos outros assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente, fico pensando como eu ou você- leitor, podemos fazer alguma coisa??
Este assunto não é mais novidade e exemplos de mudanças climáticas não faltam, não podemos mais falar que o Brasil é um país abençoado por Deus e não tem tornados, enchentes, secas mais prolongadas que o normal e outras manifestações de alteração do clima .
Mais a pergunta continua, e o que eu posso fazer?? O que esta vaca e seu bezerro tem a ver com isto??
Temos de imediato a mudança de consciência em relação ao assunto, pequenas atitudes como fechar bem uma torneira que antes ficava pingando, colocar pilhas, baterias de celular e outros componentes similares em coletores apropriados e não no lixo comum, separar o lixo orgânico do inorgânico e se possível usá-lo ( o orgânico, lógico) como adubo, adquirir uma atitude mais sensata em relação ao consumismo ( preciso mesmo disto??), ter umas alimentação mais saudável comendo menos produtos industrializados (gerando assim menos lixo inorgânico- que demora muito mais tempo para de se decompor), desperdiçar menos papel ( são árvores a mais que deixamos de cortar), evitar o uso de sacolas plásticas, ensinar estes pequenos atos a quem está próximo convivendo conosco para passar adiante esta idéia, enfim são muitas as atitudes que podemos tomar.... mais e a vaca com seu bezerro o que tem a ver com isto?? Bom os ruminantes são uma grande causa de danos à camada de ozônio, através da eliminação do gás metano oriundo do processo de ruminação, mais pesquisadores da área estão tentando uma vacina, outras bactérias que não emitam estes gases, e... vacas não abrem indústrias, ou compram carros, a mão do homem está por trás disto, e existe muito ecoterrorismo, dizendo para não comer carne, não beber leite, não isto, não aquilo e nós???Como nos portamos neste caso??
De qualquer forma se não conseguimos cuidar do nosso planeta como poderemos cuidar daqueles animais que estão sob nossa responsabilidade, como poderemos alimentá-los, protegê-los e garantir-lhes condições adequadas á sua sobrevivência e produção ( que aliás nos alimenta).
Fica a reflexão para todos nós.....nossa co-rresponsabilidade ambiental, social e animal.

0 comentários:

Postar um comentário