segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Gestão do seu negócio


O fim do ano está próximo, e como toda empresa, o produtor deve fazer um balanço do ano que termina. Assim poderá planejar 2010 e adequar sua produção á sua necessidade e a sua realidade.

Segue abaixo algumas dicas para o produtor, retiradas do site leiteenegócios e que, acredito poderá ajudar nossos leitores no planejamento do seu negócio, pois acredito que um pouco de visão empresarial ajuda.....

O produtor de leite é um homem de negócios, negócio que move a humanidade desde tempos remotos. O leite é alimento essencial e de primordial importância ao ser humano, portanto, a sua produção é um segmento que move economicamente o agronegócio mundial. Estar imerso às tendências e adequar melhorias à propriedade, consequentemente, aos animais e à produção, faz parte dos tantos afazeres do homem do negócio leite.


Dentro dessa premissa, investir no futuro é atuar no presente. Para isso, o produtor precisa fazer um ”Plano de Negócios”, detalhando os objetivos e os caminhos para alcançá-lo. Financeiramente falando é preciso que haja dois fluxos de caixa, com o investimento e sem o investimento.


A diferença entre os dois seria o lucro marginal. Investimentos em itens produtivos como animais, por exemplo, sempre geram retorno altamente positivo, porém investimentos em instalações, terras ou máquinas podem não ser interessantes. Após estes cálculos devem ser priorizados os investimentos naqueles itens que possuem menor período de retorno.


O plano deve conter ainda projetos anuais de investimento, para que na marca de 0 anos a produção por vaca tenha aumentado cerca de 50%, ou no mínimo dobrado a quantidade de leite vendido. Deve-se levar em consideração também as oportunidades que surgem e o cenário da atividade.

Os hábitos acima citados são medidas fundamentais e indispensáveis que diferenciam os produtores, gerando maior rentabilidade e maior produção qualitativa. A aplicação de conceitos deve seguir a realidade de cada propriedade, em um ritmo sincronizado entre proprietário, funcionários e gestão. Isso diferencia a propriedade e a fortalece para o futuro.

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