sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PERDAS COM REPRODUÇÃO

É difícil colocar preço nas perdas econômicas causadas por um programa reprodutivo ineficiente. Diferente da redução da produção diária de leite que vai resultar na redução do pagamento no mês seguinte, ou do aumento da incidência de mastite que vai causar um aumento imediato nos gastos com medicamentos e descarte de leite, as perdas com reprodução só são percebidas no longo prazo.

Mas mesmo não percebendo as perdas com reprodução de forma rotineira como as dos outros setores da fazenda, a lucratividade da fazenda reduz quando a eficiência reprodutiva não esta indo bem, o problema é que é mais difícil de contabilizar essas perdas.

São quatro as áreas básicas de perda com reprodução:
1. Intervalo entre parto muito longo ou muito curto
2. Período seco muito longo ou muito curto
3. Desempenho da inseminação, principalmente baixa taxa de concepção
4. Novilhas muito velhas ao parto

A boa notícia é que a maioria dos desses problemas podem ser resolvidos sem grandes investimentos, com apenas alguns ajuste de manejo.

Manutenção das anotações é a raiz do sucesso de um programa de reprodução

Uma das mais importantes ferramentas necessárias para aumentar a eficiência reprodutiva de um rebanho é manter um sistema de anotações em ordem e atualizado constantemente. Existem uma grande de variedade de sistemas que podem ser usados, desde os mais simples, como a roda de controle da reprodução do rebanho, até softwares mais sofisticados, mais o importante é que esses sistemas sejam alimentados com dados corretos e constantemente.

Quatro dados devem ser corretos para que a inseminação, o diagnóstico de gestação e a secagem sejam realizados na data correta.

Data do parto e do final do período voluntário de espera:

O programa reprodutivo se inicia a partir da data do parto. Vacas que depois de 21 dias após o final do período voluntário de espera não foram inseminadas deveriam ser avaliadas por um veterinário. Uma prática recomendável é que todas as vacas sejam examinadas ao final do período voluntário de espera, para que seja avaliado se as mesmas estão ciclando, ou para identificar e tratar algum provável problema.
Cios: Todos os cios deveriam ser anotados, para se obter o intervalo entre cios e a previsão do retorno. Isso ajuda a identificar as vacas em anestro. Para aumentar a eficiência de detecção de cio use as dicas apresentadas no radar: Dez prioridades de um programa de observação de cio bem sucedido, publicado em 18/10/2006.
Inseminações: Anotar com acurácia as datas das coberturas é importante para que o diagnóstico de gestação seja feito com eficiência. Com isso as vacas diagnosticadas como vazias podem ser tratadas para que seja inseminadas o mais breve possível, sem nenhum risco.
Concepção: A anotação correta da data da concepção permite que a secagem seja realizada no momento adequado. Essa informação é particularmente importante nas fazendas que usam período seco mais curto, pois a margem de erro fica menor, e se a vaca for seca muito tarde pode ocorrer um comprometimento da lactação subsequente.

Comparando seus resultados com as metas

Existem algumas metas estabelecidas para o programa de reprodução. O importante é fazer uma comparação da realidade do rebanho com essas metas para que sejam identificados os pontos problemáticos e medidas apropriadas sejam tomadas. Fonte: Cattle Reproductive Council.

0 comentários:

Postar um comentário