segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Oportunidades:

O ministro Guilherme Cassel informou aos empresários que as negociações dentro do governo sobre o assunto já estão bem avançadas. – Não há quem critique o Mais Alimentos. Todos - agricultores, empresários e Governo - acham que o programa é muito eficiente. Além de incrementar a produção de alimentos em 7 milhões de toneladas no primeiro ano de funcionamento, o programa assegurou empregos nas cidades e impulsionou a produção das indústrias – frisou Cassel. O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) criada para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o País. O Programa financia projetos até R$ 100 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de até 10 anos para pagar o empréstimo. Desde o lançamento, há pouco mais de um ano, o Mais Alimentos comercializou mais de 20 mil tratores. No setor de máquinas e implementos já foram movimentados mais de R$ 500 milhões de reais. Vale a pena se informar sobre este programa e via associações, quem sabe, aquisição destas máquinas poderá beneficiar nossos produtores daqui do agreste meridional, como o ano está terminando, novos sonhos e novas possibilidades para 2010 são sempre bem vindas.....

Outra notícia é a isenção de tributos para frigoríficos que atuam no mercado interno, que vai valorizar a carne na cadeia produtiva e ampliar a competitividade do setor. A avaliação é do assessor técnico da Secretaria de Política Agrícola, Luciano de Carvalho sobre a suspensão da cobrança de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) para produtos pecuários regulamentada, na quinta, dia 16, pela Instrução Normativa nº 977/2009 da Receita Federal do Brasil (RFB).

Carvalho observa que o produtor será beneficiado com a supressão desses impostos para os frigoríficos, já que a medida contribui para reduzir o preço da carne no supermercado.

– Além disso, com a diminuição da carga tributária, o consumidor final terá mais acesso ao um alimento tão importante – conclui.


Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MDA/INCRA.

0 comentários:

Postar um comentário