quinta-feira, 14 de abril de 2011

QUALIDADE MICROBIANA E CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS

Contagens bacterianas e de células somáticas são métodos de referência e comumente são utilizados na avaliação da qualidade do leite cru.

A qualidade microbiana é medida por meio de contagens padrão em placa que é um método de investigação de problemas de qualidade do leite.

Apesar das bactérias encontradas no leite cru serem destruídas pela pasteurização, a monitoração da contagem bacterina total (CBT) é muito importante para garantir a qualidade do produto oferecido ao consumidor e para consolidar a confiança deste. O leite sem resíduos de antibióticos e com baixas contagens bacterianas e de células somáticas (CCS) garantem produtos de melhor qualidade e com prazo de validade maior.


As vacas com baixa contagem de células somáticas têm uma vida produtiva mais longa. O leite com CCS elevada contém menos componentes desejáveis, como açúcar, proteína e gordura, e mais componentes indesejáveis como enzimas que atacam seus componentes. Quando um leite com elevada CCS é usado para a fabricação de queijo, o rendimento é menor e a qualidade do produto final é inferior, podendo causar alterações em seu sabor e textura.

Práticas de ordenha como o uso de desacopladores manuais, a defecação na sala de ordenha e as falhas em empregar uma rotina completa de ordenha, estão associadas ao aumento das contagens bacterianas.

A contagem padrão em placas (CPP) ou CBT indica as condições higiênicas da fazenda, o estado de saúde do rebanho, a limpeza do equipamento de ordenha e a temperatura de estocagem do leite.

A CBT é um ponto crítico no controle da mastite. Produtores mais rigorosos estabelecem metas menores que 5.000 UFC/ml. Já uma contagem maior que 10.000 UFC/ml é um indicativo de problemas com a qualidade do leite. A CBT alta é geralmente causada por erros no resfriamento do leite ou no equipamento de ordenha. Não é comum a mastite contribuir para a CBT, mas vacas acometidas por mastite podem, ocasionalmente, liberar grandes quantidades de microrganismos no leite. Geralmente, isso está associado a infecções subclínicas causadas por estreptococos, principalmente o S. agalactiae.

As fontes de coliformes no leite do tanque são os úberes das vacas ou a falta de higiene durante os procedimentos da ordenha. A contagem de coliformes é um indicativo da eficiência dos procedimentos de preparação da vaca durante a ordenha e da limpeza do ambiente da vaca. Eles também podem permanecer nas películas residuais do equipamento de ordenha.

A influência da mastite sobre a contagem total de bactérias no leite depende principalmente do tipo do patógeno e do estágio da infecção.

Tendo, a mastite várias causas torna-se um grande desafio identificá-las e,consequentemente, desenvolver e implementar programas de controle.

Fonte:

PHILPOT, W. Nelson; NICKERSON, Stephen C. Vencendo a luta contra a mastite. Westfalia, 2002. Capítulo 24.

RUEGG, Pamela L. Uso prático da contagem de células somáticas na fazenda. Star Milk, 2007.

RUEGG, Pamela L.; REINEMANN, Doug; HOHMANN, Kathryn. Impacto do manejo de ordenha na qualidade microbiana do leite. Novos Enfoques, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário