segunda-feira, 7 de março de 2011


Bem estar animal


Atualmente o conceito de bem estar animal atende as cinco liberdades dos animais teoria criada pelo professor John Webster e divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC): ele deve ser livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; livre de medo e aflição.
Na foto acima evidenciamos um ¨coçador¨ e existem muitas outras ferramentas para propiciar bem estar e conforto aos animais, mas nada substitui o homem e seu cuidado.
Um ambiente tranquilo sem agitação, gritos, ruídos e movimentos bruscos é conhecido como ideal para melhorar a descida do leite e consequentemente uma melhor produção. Isto não é novidade para nenhum produtor ou técnico do setor, mas parece que este conceito por vezes é esquecido.
Continuo batendo na tecla de que pequenas atitudes podem melhorar em muito a eficiência na produção e a atenção ao bem estar animal é uma das principais, pois um animal saudável, num anbiente saudável propicia lucro.
E como entender o bem estar?? um animal atinge o seu bem-estar ao crescer e desenvolver-se normalmente, reproduzir-se, ter as funções fisiológicas e comportamentais normais, ter uma longa longevidade. Alguns autores acreditam que os animais sentem o sofrimento, no entanto como é um parâmetro difícil de ser avaliado, outros atribuem pouca importância ao que um animal sente, só são preocupantes quando os sistemas biológicos são afetados em termos de sobrevivência ou de reprodução. Uma outra vertente defende ambas as perspectivas, no entanto coloca as medidas de funcionamento biológico acima das comportamentais caracterizando os animais como sistemas biológicos.
Fisiologicamente, os animais são comumente avaliados pelos sinais de stress como as endorfinas, corticosteróides, batimento cardíaco, entre outros. Porém há limitações, uma vez que fatores genéticos e/ou ambientais podem produzir diferentes respostas físicas.
Na produção leiteira, nada substitui a observação e o bom senso.....mas devemos nos ater a estes conceitos.

0 comentários:

Postar um comentário