quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

QUALIDADE DO LEITE

Neste ano de 2011, a apartir de junho com exceção das regiões norte e nordeste, o Brasil viverá mais um desafio quando se trata da qualidade do leite.
A contagem de células somáticas CCS e contagem bacteriana total CBT terá índices iguais aos da comunidade européia, que já trabalha com estes parâmetros de qualidade a alguns anos, e em 2012 o desafio será nacional. Veja tabela abaixo.
Estes parâmetros estão na IN 51, nossa velha amiga, e pelos dados do IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, entre 30 e 40% das amostras analisadas em 2009 e 2010, não contemplavam a pelo menos um dos critérios acima. E agora?? esta interrogação envolve a indústria, o produtor, a remuneração pela qualidade, o treinamento de mão de obra, a fiscalização entre outras tantas.
A legislação não resolve o problema da qualidade do leite, ela norteia, indica critérios, mas a adequação por parte de toda a cadeia produtiva depende da interação de todos os participantes enxergarem vantagens para a sua concretização.
Fica aqui o lembrete.. o que estamos fazendo ??qual nosso envolvimento??

0 comentários:

Postar um comentário