segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Qualidade do leite


Qualidade segundo o dicionário Aurélio é a propriedade, atributo ou condição à alguma coisa que lhe confere determinada natureza, superioridade ou excelência.
A qualidade do leite é definida por padrões de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
Fatores ligados a cada animal, como o período de lactação, o escore
corporal ou situações de estresse também são importantes quanto a qualidade.
A contagem de células somáticas (CCS) tem sido utilizada como importante ferramenta para o monitoramento da higidez da glândula mamária e para a qualidade do leite. Quando realizada em tanque de resfriamento nas propriedades, tem a função principal de indicar a detecção de mastite subclínica no rebanho, indicar perdas econômicas provocadas pela mastite e indicar a qualidade do leite.
No Brasil depois da IN -51, instituída pelo MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em 2002, a CCS terá como classificação nos estados do Nordeste, de 07/2010 até 07/2012, a contagem de no máximo 750.000 céls/mL e depois de 07/2012 será de 400.000 céls/mL, realizadas em análises mensais.
Sabemos que além da CCS a CBT- contagem bacteriana total, os níveis máximos de resíduos a proteína e a gordura fazem parte da qualidade do leite. Assim entendemos que a qualidade do leite é a adequação ao seu uso regulamentado levando em conta a segurança, a higiene, a saúde da vaca e a sua composição nutricional.
E por quê devemos nos preocupar com a qualidade??
Além da garantia de um produto saudável a qualidade proporciona maior rentabilidade na atividade leiteira, pois empresas geralmente pagam mais por qualidade devido ao melhor rendimento industrial, cumprimento da legislação e sustentabilidade da atividade, quando nos preocupamos com a qualidade estamos nos preocupando com o consumidor quem na realidade remunera toda a cadeia produtiva.
A preocupação com a qualidade e o bem-estar animal já não é algo recente, nos países industrializados, estes requisitos já estão implantados á algum tempo não só por força de regulamentação mas principalmente por consciência da população.
Devemos ter a percepção de tudo o que envolve a qualidade do leite e como melhorar constantemente esta produção, verificarmos os gargalhos dentro e fora da propriedade e assim garantir a sustentabilidade da atividade em pleno século 21.

0 comentários:

Postar um comentário