quarta-feira, 8 de junho de 2011

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o PIB da economia brasileira subiu 1,3% em relação ao último trimestre de 2010, crescimento liderado pela agropecuária, atividade que mais cresceu no acumulado dos três primeiros meses de 2011. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB da agropecuária teve aumento de 3,1% em igual período de 2011.

De acordo com a presidente da CNA, a incorporação de tecnologias voltadas para o campo permitiu o aumento de 228% na produção de grãos entre 1976 e 2011. Nesse período, a produtividade das lavouras cresceu 151%. O crescimento da área plantada foi muito menor: 31%. “Sem o uso de tecnologia, seria preciso ocupar 108 milhões de hectares, e não os atuais 49,2 milhões de hectares, para se obter a mesma produção, o que preservou áreas que seriam desmatadas para possibilitar esta expansão”, completou.

Segunda ainda a CNA o agronegócio brasileiro vai registrar expansão acima da média em 2011, devido aos altos preços das commodities, à forte demanda interna e externa e à redução dos custos de produção a projeção de um avanço mais acelerado no campo neste ano. Com isso, o faturamento dos 25 produtos agropecuários vai crescer 3,65% e atingirá 261 bilhões de reais no período. "Os estoques de grãos estão em baixos níveis, e o consumo deve continuar aquecido. Outro aspecto positivo para o setor apontado pela CNA foi a queda dos custos de produção ao longo de 2010. No período, o gasto médio por hectare foi de 936 reais, em comparação com os 1.160 reais gastos em 2009. "Esse cenário compõe um quadro de rentabilidade para o agricultor brasileiro", avalia André Pessoa, diretor da Agroconsult, empresa de consultoria agrícola.

Já se observa um aumento de 20,4% em relação ao ano passado, somando mais de U$ 81,3 bilhões de saldo positivo nas exportações, com destaque para o setores de soja, carnes e sucroalcooleiro.

Para Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Faculdade Getúlio Vargas (GV-Agro), 2011 será um ano emblemático para a agricultura e o Brasil não será somente favorecido pela conjuntura internacional. Rodrigues afirma que o país será o protagonista do aumento da produção de alimentos no mundo. "Teremos um novo governo e a oportunidade de grandes revisões do processo produtivo no momento em que nos foi imposto o desafio de crescer acima da taxa mundial",afirma o ex-ministro.

Rodrigues se refere a um levantamento realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que aponta que a produção de alimentos terá de crescer 20% nos próximos dez anos a fim de atender à demanda mundial. Nesse panorama, a União Europeia vai contribuir com um aumento de 4%; a Austrália com 7%; os Estados Unidos e o Canadá com 15%; a Rússia e a China com 26%; e o Brasil com 40%. "Teremos de avançar o dobro do crescimento mundial, e isso implica numa expectativa muito grande sobre nossa produção, em função da disponibilidade de terras e de nossa competitividade", diz Rodrigues.

Para aumejarmos esta realidade se faz necessário o investimento em educação, inovação, transporte, logística, infraestrutura portuária, defesa sanitária, mais comércio exterior e muitos outros gargalos que afetam nosso agronegócio à décadas.......então mãos à obra!!!!......O mundo espera por nós.....ou vamos ficar ainda esperando o grande gigante adormecido um dia acordar.


0 comentários:

Postar um comentário