quarta-feira, 28 de abril de 2010

Raiva


Continuando a série sobre sanidade, falaremos agora da Raiva Bovina; é uma doença que acomete todos os mamíferos, provocando uma encefalomielite fatal.
É causada por um vírus do genêro Lyssavírus da família Rhabidoviridae, e a transmissão ocorre, principalmente, pela mordedura de morcegos hematófagos ( Desmodus rotundus).
A porta de entrada normalmente é a mordedura de animais infectados, o período de incubação varia segundo a carga viral, a capacidade invasiva, a patogenicidade e o ponto de inoculação, a idade, a imunocompetência entre outros fatores.
A replicação viral ocorre no tecido conjuntivo e muscular circunvizinhos ao ponto de inoculação, a infecção se dissemina alcançando o sistema nervoso central, a replicação viral envolve vários passos: adsorção, penetração, desnudamento,transcrição, tradução, replicação do genoma, maturação e brotamento. As partículas virais alcançam as células neuronais do tronco cerebral, hipocampo, tálamo, medula e do cerebelo. A degeneração do neurônio, circundada por macrófagos e, ocasionalmente, por outras células inflamatórias, forma um núcleo de neurofagia, denominado nódulo de Babe. Ocorre também desmielinização. Agrupamento de proteínas virais formando corpúsculos de inclusão intracitoplasmática, denominados corpúsculos de Negri, são especialmente encontrados nos citoplasmas dos neurônios e células de Purkinje, no cerebelo.
Alcançando o SNC e após intensa replicação , os vírus seguem centrifugamente para o sistema nervoso periférico e autônomo, alcançando órgãos como o pulmão, os rins, bexiga, útero, testículos, folículo piloso e, principalmente, as grândulas salivares, sendo eliminados pela saliva.
A proliferação intensa de corpúsculos de inclusão dentro dos neurônios faz com que as células nervosos sejam alteradas funcionalmente, e com o comprometimento do sistema límbico, promove a origem das alterações de comportamento.
Os sinais clínicos nos herbívoros ocorre com a forma paralítica ( mais comum) ou a forma furiosa, o animal se isola, apresenta apatia, perda de apetite, cabeça baixa, salivação e dificuldade de engolir estão entre os principais sintomas da raiva bovina.
A morte ocorre de 3 a 6 dias após o início dos sintomas.
O controle é feito com a vacinação dos herbívoros e controle dos morcegos hematófagos.
Sempre que ocorrer mordedura em equinos e bovinos avise imediatamente o serviço de sanidade de seu município.

0 comentários:

Postar um comentário