segunda-feira, 12 de abril de 2010

Febre Aftosa

É uma doença provocada por um vírus da Família Piconarviridae com 7 sorotipos: O, A, C, SAT 1,2 e 3 e ASIA 1 com grande diversidade antigênica.
Nos bovinos a infecção ocorre por contato direto ou indireto e vetores animados e inanimados contaminados.
O bovino com febre aftosa apresenta aftas na língua, na boca, na coroa do casco, nos tetos, espaço interdigital, salivação, claudicação e febre alta.
O período de incubação varia geralmente de 02 a 14 dias, sendo que a primeira fase da replicação viral ocorre nas vias aéreas superiores, em especial na mucosa e nos tecidos linfóides da farínge.
O animal elimina a maior parte dos vírus no período podrômico ( antes do início dos sintomas).
A febre aftosa é uma das doenças mais contagiosas que existe, e é a que mais provoca perdas econômicas!! Devido as restrições de exportação de carnes e produtos derivados. É muito importante que os proprietários de bovinos realizem a correta vacinação do seu rebanho nas campanhas determinadas pelo Serviço de Sanidade do seu estado, aqui em Pernambuco a primeira etapa da campanha de vacinação já começou. Fique atento!!
O diagnóstico clínico é realizado coma verificação dos sintomas citados acima, e qualquer suspeita deve ser notificada ao Serviço de Sanidade o mais rápido possível.
Esta doença apresenta mortalidade baixa e morbidade alta.

0 comentários:

Postar um comentário