segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Oportunidade para os agricultores

Como ouvinte, não pude deixar de prestar atenção numa notícia veículada na última reunião ocorrida na Codeam, ( 08/01), onde foi dito pelo representante da Notaro, Sr. Valdemir Pereira Azevedo, a oportunidade que os agricultores de região tem em produzir milho.
Ele evidenciou que o estado de Pernambuco é o oitavo produtor de frangos no país, e somente a Notaro Alimentos tem um consumo médio de 136.000 scs/mês e 1.632.000 scs/ano, gerando apenas neste produto mais de R$ 35.000.000,00. O Estado de Sergipe hoje produz milho com alta tecnologia, produzindo média de 110 scs/ha, e tem uma safra estimada em 15.400,00 scs para 2009/2010.
A empresa compra milho de todas as regiões do país, mas o frete é um encarecedor do produto, portanto, se os produtores daqui produzirem milho o preço será direferenciado das demais regiões produtoras e distantes de Garanhuns, local onde se processa a ração da Empresa Notaro.
No mês de novembro foi apresentado um plantio experimental, aqui no agreste meridional, com tecnologia de precisão, sementes adequadas a nossa região e se conseguiu uma produtividade semelhante a de Sergipe, ou seja, 110 scs/ha. Daí o plantio de milho ser uma oportunidade de negócios para o agreste.
Segundo o Sr. Valdemar Prefeituras Municipais, associações comunitárias e produtores que se interessarem, podem procurar a Notaro para maiores esclarecimentos e se organizarem , o mais rápido possível, para a safra deste ano, pois o mesmo grupo que planta em Sergipe tem interesse em plantar aqui no Agreste Meridional de Pernambuco, com uma grande vantagem: já contam com o Know-How. Fica aqui a dica.....
E estamos falando apenas da avicultura, quando levamos em conta outras criações que consomem milho, os números já são outros....sem falar ainda no consumo humano.
Abaixo segue um gráfico que ilustra melhor o consumo por espécies, a linha em azul representa bovinocultura, em vermelho suinocultura e em preto avicultura, e a quantidade, retratando a evolução das relações entre milho e as principais carnes:







0 comentários:

Postar um comentário