Segundo dados da FAO o Brasil detém o segundo maior rebanho bovino leiteiro do mundo, mas em produção somos o sexto, no ranking da produtividade estamos na décima nona posição e nossa presença no mercado global é de apenas 3%.
O consumo global de leite em 2008 foi da ordem de 654 bilhões de litros de leite e se nada for feito, segundo as previsões, em 2014 com uma população estimada em 7,7 bilhões de habitantes (com novos consumidores oriundos dos países emergentes), teremos um déficit de 34 bilhões de litros de leite.
No Brasil a previsão é que até 2017 ocorra um aumento de 19% no consumo per capta de leite. Nosso consumo ainda é baixo quando comparado com outros países, temos um consumo per capta de 134 litros/ano, enquanto que nos EUA 276 litros/ano, Nova Zelândia 890 litros/ano, por outro lado a Índia tem muito a crescer neste mercado com 36 litros/ano, a China com 22 litros/ano.
Atualmente quem mais consome leite, segundo ainda levantamento da FAO, são os países do leste europeu com crescimento de consumo na ordem de 5% ao ano nos últimos sete anos.
Com o aumento do poder aquisitivo dos países emergentes se prevê maior consumo de leite e derivados lácteos.
Neste cenário o Brasil é apontado como uma das melhores opções para suprir esta demanda de leite, temos rebanho e temos custo baixo quando comparado à outros países produtores.
Para atender este mercado é necessário produção, produtividade, infraestrutura e qualidade.
Em relação a produção no período de 1996 a 2005 houve um aumento de 32%, passando de 19,1 para 25,3 bilhões de litros de leite /ano, mas ainda temos muito o que crescer, e em relação a qualidade precisamos garantir uma produção com higiene, para isto necessitamos de mão de obra capacitada e controle de resíduos dentro dos limites tolerados.
Acreditamos que por estes aspectos, o produtor brasileiro tem muito a vislumbrar e se organizar como profissional do ramo, um primeiro passo seria investir em melhorar a qualidade do leite, que com baixo custo se observa ganhos imediatos na produção.
Fica aí uma sugestão e, para todos um feliz 2011, de planejamento e trabalho pelo frente!!
0 comentários:
Postar um comentário